A IMPORTÂNCIA DA SIMULACÃO REALÍSTICA NO PREPARO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM PARA SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

Publicado em 02/08/2024 - ISBN: 978-65-272-0609-5

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA SIMULACÃO REALÍSTICA NO PREPARO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM PARA SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA
Autores
  • Biatriz De Melo Lima
  • Renato de Sousa Miranda
  • RUBENS NUNES VERAS FILHO
Modalidade
Resumo
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
02/08/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://even3.unichristus.edu.br/anais/xiisemana_enfermagem/834636-a-importancia-da-simulacao-realistica-no-preparo-de-estudantes-de-enfermagem-para-situacoes-de-emergencia
ISBN
978-65-272-0609-5
Palavras-Chave
Enfermagem em Emergência, Treinamento por Simulação, Segurança do paciente, Cuidados de Enfermagem, Estudantes de Enfermagem.
Resumo
INTRODUÇÃO: A simulação realística em saúde é uma metodologia ativa que permite a criação de cenários baseados na vida real, onde os estudantes treinam e desenvolvem habilidades em ambientes simulados e controlados. Essa abordagem permite que os alunos cometam erros e acertos no desenvolvimento de suas habilidades, o que é essencial para o aprendizado. No contexto de emergências, a simulação realística tem o poder de facilitar a aquisição de habilidades para um cuidado sistematizado e de qualidade aos pacientes. OBJETIVOS: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem em uma aula de simulação realística no âmbito da disciplina de emergência e trauma. MATERIAL E MÉTODOS: Relato de experiência de caráter descritivo, destacando a participação dos acadêmicos de enfermagem em uma aula específica de simulação realística durante a disciplina de emergência e trauma. Este método permite uma análise detalhada da experiência vivenciada pelos estudantes, oferecendo insights valiosos sobre os benefícios práticos dessa abordagem pedagógica. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a simulação realística, os acadêmicos de enfermagem foram submetidos a um cenário desafiador e envolvente, replicando uma emergência com um paciente potencialmente vítima de Acidente Vascular Encefálico (AVE) em um prédio onde os elevadores estavam inoperantes, no 12º andar. Essa atividade proporcionou uma oportunidade valiosa para os estudantes aplicarem seus conhecimentos teóricos em um ambiente prático e imersivo. Divididos em equipes, os acadêmicos assumiram diferentes papéis e responsabilidades. Alguns foram designados como auxiliares, encarregados de transportar o paciente, além de realizar compressões cardíacas e insuflação da bolsa-válvula-máscara. Outros assumiram a responsabilidade pelo manuseio do desfibrilador manual e pela análise do ritmo cardíaco, determinando se era passível de choque ou não. Um estudante ficou encarregado da administração de medicamentos quando necessário, enquanto outro monitorava o tempo para garantir a adequada coordenação das ações, incluindo os ciclos de compressões e a administração de fármacos. A distribuição de funções foi fundamental para garantir uma abordagem sistematizada e eficiente no atendimento ao paciente simulado. Durante a simulação, a comunicação entre os membros da equipe, a coordenação de esforços e a tomada de decisões rápidas foram aspectos essenciais. Essa integração das tarefas demonstrou a importância da colaboração e da sinergia entre os membros da equipe em emergências, ressaltando a relevância do treinamento prático para a preparação dos futuros profissionais de enfermagem. CONCLUSÃO: A experiência imersiva proporcionada pela simulação ofereceu uma visão da relevância incontestável dessa abordagem para os acadêmicos. Enfrentar desafios simulados, tomar decisões rápidas e coordenar ações em ambientes controlados não apenas aprimora as habilidades técnicas, mas também molda os futuros profissionais de maneira integral. Esta experiência reforça a grande importância das simulações de emergência na formação dos estudantes. A abordagem realística não apenas prepara os alunos para a diversidade de desafios que encontrarão na prática clínica, mas também instiga uma mentalidade proativa, focada na segurança do paciente e na excelência do cuidado. Este trabalho destaca, a necessidade de integrar sistematicamente as simulações de emergência nos programas de formação, assegurando que os futuros profissionais estejam devidamente equipados para enfrentar as demandas dinâmicas e cruciais da área da saúde.
Título do Evento
XII Semana de Enfermagem da Unichristus e II Semana de Enfermagem da Faculdade Christus
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da XII Semana de Enfermagem da Unichristus e II Semana de Enfermagem da Faculdade Christus Eusébio
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Biatriz De Melo; MIRANDA, Renato de Sousa; FILHO, RUBENS NUNES VERAS. A IMPORTÂNCIA DA SIMULACÃO REALÍSTICA NO PREPARO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM PARA SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA.. In: Anais da XII Semana de Enfermagem da Unichristus e II Semana de Enfermagem da Faculdade Christus Eusébio. Anais...Fortaleza(CE) Unichristus, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xiisemana_enfermagem/834636-A-IMPORTANCIA-DA-SIMULACAO-REALISTICA-NO-PREPARO-DE-ESTUDANTES-DE-ENFERMAGEM-PARA-SITUACOES-DE-EMERGENCIA. Acesso em: 07/08/2025

Trabalho

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