“COMPARAÇÃO DOS ALVÉOLOS MANDIBULARES ANTERIORES DE PACIENTES CLASSE II DE ANGLE DIVISÃO PRIMEIRA COM PACIENTES CLASSE I ”

Publicado em 24/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-028-7

Título do Trabalho
“COMPARAÇÃO DOS ALVÉOLOS MANDIBULARES ANTERIORES DE PACIENTES CLASSE II DE ANGLE DIVISÃO PRIMEIRA COM PACIENTES CLASSE I ”
Autores
  • LIS M C GUERRA
  • Juliana Cama Ramacciato
  • Antonia Auri Alves Bitu
  • Felipe Franco Marçal
  • Paulo César Almeida
  • Ana Karine Duarte Martins
Modalidade
FÓRUM Pesquisa Profissional
Área temática
Ortodontia/Odontopediatria/Odontogenética/Pacientes Especiais/Odontogeriatria
Data de Publicação
24/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://even3.unichristus.edu.br/anais/ijou/49117-comparacao-dos-alveolos-mandibulares-anteriores-de-pacientes-classe-ii-de-angle-divisao-primeira-com-pacientes-cl
ISBN
978-85-5722-028-7
Palavras-Chave
Alvéolos mandibulares, Morfologia óssea, Osso alveolar, Incisivos mandibulares, Sínfise mentoniana, Corticais, Estrutura dento-alveolar, Remodelação alveolar, Morfologia alveolar, Deiscências, Fenestrações, Largura alveolar.
Resumo
Objetivo: comparar a espessura do rebordo alveolar dos incisivos mandibulares de pacientes Classe II-1 de Angle com pacientes Classe I sem más-oclusões através de tomografias computadorizadas cone beam. Metodologia: Foram mensuradas as tábuas ósseas referente aos três terços radiculares(s) em suas porções (vestibulares e linguais) em 30 pacientes Classe II-1,e 10 pacientes Classe I de Angle sem más-oclusões. A análise estatística foi efetuada com os testes de Levene, T de Student, e Kolmogorov-Smirnov para as medidas de tendência central entre os dois grupos a um nível de significância de 5%.Resultados:ao comparar os grupos a espessura média do rebordo alveolar (vestibular e lingual) é semelhante, com exceções. Ao comparar medidas dentro dos próprios grupos a espessura média do rebordo alveolar dos pacientes não diferiu em suas respectivas porções, com exceções. A espessura média do rebordo alveolar dos pacientes Classe II-1 se mostrou individualizada para cada terço radicular. Não há diferença significante na espessura média do rebordo alveolar de incisivos mandibulares, porções (vestibulares e linguais) de pacientes Classe II-1 e pacientes Classe I nem na espessura média do rebordo alveolar porções (vestibulares) dos incisivos mandibulares com relação às respectivas porções (linguais) dentro do grupo de pacientes Classe I, entretanto, não há uma uniformidade na espessura média do rebordo alveolar porções(vestibulares) dos incisivos mandibulares em seus três terços com relação às respectivas porções (linguais) em pacientes Classe II-1. Conclusões: os incisivos mandibulares apresentaram deiscências nos dois grupos, o que nos fez concluir que as deiscências podem ocorrer na presença ou ausência de más-oclusões antes mesmo de qualquer tipo de tratamento ortodôntico.
Título do Evento
I Jornada Odontológica da Unichristus
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da I Jornada Odontológica da Unichristus
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GUERRA, LIS M C et al.. “COMPARAÇÃO DOS ALVÉOLOS MANDIBULARES ANTERIORES DE PACIENTES CLASSE II DE ANGLE DIVISÃO PRIMEIRA COM PACIENTES CLASSE I ”.. In: Anais da I Jornada Odontológica da Unichristus. Anais...Fortaleza(CE) Unichristus, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IJOU/49117-COMPARACAO-DOS-ALVEOLOS-MANDIBULARES-ANTERIORES-DE-PACIENTES-CLASSE-II-DE-ANGLE-DIVISAO-PRIMEIRA-COM-PACIENTES-CL. Acesso em: 21/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes