A INTERDISCIPLINARIDADE DA MEDICINA E DA PSICOLOGIA NA INTERVENÇÃO ACERCA DE SAÚDE MENTAL COM OS JOVENS DA ESCOLA MUNICIPAL FREI TITO.

Publicado em 09/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0288-2

Título do Trabalho
A INTERDISCIPLINARIDADE DA MEDICINA E DA PSICOLOGIA NA INTERVENÇÃO ACERCA DE SAÚDE MENTAL COM OS JOVENS DA ESCOLA MUNICIPAL FREI TITO.
Autores
  • davis jucá magalhães filho
  • Raíssa Freires Silva Moreira
  • Luciana Moura De Araújo
  • Izabele Tavares de Oliveira
  • Mariana Barbosa Costa
  • Luana Maria Santos Menezes
  • Livia Rolim Fernandes Macedo
Modalidade
II - Projetos
Área temática
ACE S2 - Vulnerabilidades Sociais e Saúde
Data de Publicação
09/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://even3.unichristus.edu.br/anais/mostra_ace2023_2/780503-a-interdisciplinaridade-da-medicina-e-da-psicologia-na-intervencao-acerca-de-saude-mental-com-os-jovens-da-escola
ISBN
978-65-272-0288-2
Palavras-Chave
Interdisciplinaridade, Saúde Mental, Pós-pandemia
Resumo
Introdução De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS,2020), a saúde mental faz parte da resposta emergencial da saúde pública no manejo da COVID-19. Nesse sentido, percebeu-se o quanto, no período pós-lockdown, uma intervenção conjunta da Psicologia e da Medicina desempenhou um papel essencial em resolver conflitos, envolvendo bullying, autoestima, drogas, educação sexual, perspectivas de futuro e outros assuntos no Bairro Praia do Futuro II, nos ambientes da Unidade de Atenção Primária (UAPS) e da Escola Frei Tito. Objetivos Demonstrar a importância da parceria entre a psicologia e a medicina para um avanço da saúde mental e física dos jovens da Escola Municipal Frei Tito. Desenvolvimento Durante todo o projeto “Saúde Mental de Adolescentes”, em uma escola pública municipal no período pós-covid, que foi desenvolvido na escola Frei Tito, nos meses de agosto a novembro, percebemos o quão essencial para o desenvolvimento das temáticas foi a contribuição dos dois cursos para a totalidade das ações realizadas. No primeiro encontro, realizado no dia 6 de outubro, foi feita uma roda de conversa com os alunos e os discentes dos dois cursos sobre educação sexual. Durante a discussão, houve a alternância da fala entre os universitários de Medicina e os de Psicologia para uma melhor explicação de cada temática, complementando-se quando necessário. Em certos assuntos, foi preciso que a Psicologia tomasse a liderança, como na abordagem acerca do consentimento durante relações sexuais e formas de identificar abuso. Porém, em outros, como nos momentos de discussão sobre ISTs e métodos contraceptivos, os universitários de medicina trouxeram uma maior base científica e anatômica para o debate. Nos encontros seguintes, foram realizadas atividades voltadas à autoimagem, ao impacto da saúde mental na saúde física e à discussão de perspectivas de carreira. Nos encontros, utilizamos, como base, dinâmicas que promoviam a interação social entre os alunos da escola e os integrantes do projeto. Tais dinâmicas possibilitaram a aproximação dos alunos com os universitários. Novamente, a intervenção das discentes de psicologia foi de suma importância para a efetividade das ações realizadas, uma vez que, para o melhor manejo dos assuntos mais sensíveis, como abuso sexual e de drogas, a ajuda especializada foi de extrema importância, a fim de tratar de forma resolutiva e evitar a piora do quadro. Nesse contexto, pudemos entender que a interdisciplinaridade tem sua devida importância, porque nenhuma disciplina isoladamente consegue explicar a totalidade do ser humano. Essa estratégia não pode ser compreendida como solução para todas as situações, mas como uma maneira de colaboração para que ocorra uma maior resolutividade dos problemas (Santos, 2000). Assim, mesmo que o trabalho interdisciplinar seja difícil de ser realizado, ele pode ser recompensador, como foi mostrado no projeto. Conclusão Em resumo, durante as atividades realizadas com os jovens da Escola Municipal Frei Tito, notamos que, juntando os conhecimentos das duas áreas de graduação, pudemos atingir mais objetivos em grupo do que separados, ou seja, o projeto foi feito com um maior cuidado e tendo uma maior abrangência de temas devido ao fato de as ações serem em conjunto, como a discussão sobre Educação Sexual, na qual, além de aspectos literais do corpo humano, abordamos, também, as questões psicológicas dos jovens, suas dúvidas e preocupações, além de aconselhá-los, a fim de deixá-los capazes de reconhecer situações de abuso “mascaradas” de amor. Essa roda de conversa e os outros momentos compartilhados durante o projeto mostraram para nós, discentes, a importância de não levar em consideração somente um único aspecto do problema, mas sim abordá-lo por completo Referências Bibliográficas ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Organização Mundial da Saúde. Mental health and psychosocial considerations during the COVID-19 outbreak. [S. l.], 18 mar. 2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/mental-health-considerations.pdf. Acesso em: 17 nov. 2023. SIDNEY COSTA SANTOS, S. Enfermagem gerontológica: reflexão sobre o processo de trabalho. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 70, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/4318. Acesso em: 17 nov. 2023.
Título do Evento
III Mostra das Atividades Curriculares de Extensão do Curso de Medicina da Unichristus 2023.2
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da 3ª Mostra das Atividades Curriculares de Extensão do Curso de Medicina - Unichristus
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FILHO, davis jucá magalhães et al.. A INTERDISCIPLINARIDADE DA MEDICINA E DA PSICOLOGIA NA INTERVENÇÃO ACERCA DE SAÚDE MENTAL COM OS JOVENS DA ESCOLA MUNICIPAL FREI TITO... In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/Mostra_ACE2023_2/780503-A-INTERDISCIPLINARIDADE-DA-MEDICINA-E-DA-PSICOLOGIA-NA-INTERVENCAO-ACERCA-DE-SAUDE-MENTAL-COM-OS-JOVENS-DA-ESCOLA. Acesso em: 20/06/2025

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