PROJETO ADOLESCENTE INFORMADO - PADI: RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE REALIZADAS EM TURMAS DO SÉTIMO E OITAVO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

Publicado em 09/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0288-2

Título do Trabalho
PROJETO ADOLESCENTE INFORMADO - PADI: RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE REALIZADAS EM TURMAS DO SÉTIMO E OITAVO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA
Autores
  • Arnaldo Araújo Lima Júnior
  • Caroline Carvalho Miranda
  • Geórgia Ellen Fernandes Cavalcante
  • Lara Pontes Coelho
  • Pedro de Paula
  • Joao Pedro Nogueira Alencar
  • Carolina Paiva Cortez
  • Marcel Montezuma Saunders
  • Aline Vieira De Vasconcelos
  • Kilvia Maria Albuquerque
Modalidade
II - Projetos
Área temática
ACE S1 - O SUS e o Processo Saúde Doença
Data de Publicação
09/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://even3.unichristus.edu.br/anais/mostra_ace2023_2/781726-projeto-adolescente-informado---padi--relato-de-experiencia-das-acoes-de-educacao-em-saude-realizadas-em-turmas-d
ISBN
978-65-272-0288-2
Palavras-Chave
Educação em Saúde. Adolescência, Atenção Primária em Saúde
Resumo
Introdução: A adolescência pode ser caracterizada como um período que compreende a transição entre a infância e a fase adulta, e destaca-se por ser um momento de diversas modificações fisiológicas e psicológicas (Franco et al, 2020). O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), considera adolescentes indivíduos na faixa etária de 12 a 18 anos de idade (Brasil, 2002). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem aproximadamente 203,1 milhões de habitantes, sendo aproximadamente 28,1 milhões de adolescentes, representando 13,8% da população. Caracterizar a adolescência baseando-se somente na faixa etária, torna-se uma maneira simplista de observá-la. Pois neste período acontecem descobertas significativas e afirmam sua personalidade e individualidade para a vida adulta. Reforçando assim a necessidade de assistência à saúde a esse público, ofertando acesso a informações qualificadas e maior autonomia, contribuindo com sua formação de pensamentos, ideais e valores (Silva, 2020). Objetivos: O objetivo geral do projeto foi promover ações de educação e promoção da saúde para busca de qualidade de vida, autonomia e autocuidado entre os adolescentes assistidos pelo Programa Gente Adolescente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Belarmina Campos. Já como objetivos específicos ampliar os conhecimentos desse público acerca de temáticas relevantes para essa faixa etária, conforme a necessidade apontada por eles, além de minimizar os impactos dos determinantes do processo saúde doença que envolvem os adolescentes. Desenvolvimento: Trata-se de um projeto de pesquisa-ação intitulado Projeto Adolescente Informado (PADI), desenvolvido por acadêmicos de medicina do primeiro semestre da Unichristus, com orientação de uma docente e uma monitora.Foram elaboradas ações que foram realizadas no período de agosto a novembro de 2023. Para a execução, o grupo de alunos foram divididos em quatro quartetos distribuídos em salas de aula, sendo três do sétimo ano e uma do oitavo ano. No planejamento, os acadêmicos definiam estratégias educacionais e materiais necessários para realização das atividades. Foram realizados cinco encontros com as temáticas: Direito da criança e do adolescente; qualidade de vida associado ao setembro amarelo; influência da alimentação saudável na qualidade de vida; importância da higiene pessoal; abordagem sobre preconceito e comunicação não agressiva. A atividade sobre Direito da Criança e do Adolescente baseou-se nos conceitos do ECA (Brasil, 2002). A ação foi elaborada de forma que perguntas foram feitas aos adolescentes sobre o referido tema. Segundo (Pires, 2005), a insegurança física, psicológica e a negligência de necessidades básicas é comum nessa fase da vida. A atividade sobre Setembro Amarelo, abordou conceitos relacionados a autopreservação e mitigação de pensamentos ligados ao suicídio (Do Nascimento, 2023). Um jogo chamado “Qual é a palavra?” foi posto na lousa da sala. Um responsável de grupo propôs o jogo para adivinhar uma palavra, beneficiando o mínimo de erros. Por exemplo, a palavra EMPATIA, teriam 7 espaços na lousa e os adolescentes buscavam acertar as letras para compor a palavra. As palavras trabalhadas foram: Solidariedade, empatia, lazer, amizade, sono e alimentação saudável. O tema Influência da Alimentação Saudável, foi trabalhado considerando o contexto social dos adolescentes. Inspirado em (Fonseca, 2023) a equipe formulou perguntas sobre as preferências alimentares dos adolescentes. Segundo (Serenini, 2023), os adolescentes apresentam alto risco de ineficiência alimentar, reforçando o impacto desta ação aos adolescentes. O tema Importância da Higiene Pessoal foi aplicado fomentado por (Almeida, 2019). Cinco subconjuntos de hábitos de higiene pessoal explorados: lavar as mãos, cortar as unhas, tomar banho, escovar os dentes e vestir roupas limpas. A abordagem sobre Preconceito e Comunicação Não Agressiva foi trabalhada inspirada em (Rodrigues,2023). Conceituamos o “preconceito” e dialogamos sobre o tema. trabalhando os que eles vivenciam como homofobia e racismo. Conclusão: As ações realizadas pelo PADI, amplificou conhecimentos essenciais para os adolescentes, promovendo aprendizagem colaborativa entre os acadêmicos usando metodologias interativas, garantindo interesse dos adolescentes para discutir temas importantes, que dificilmente são discutidos no ambiente familiar. Fomos beneficiados por conhecer outros ambientes, aprendendo a lidar com adolescentes, trabalhar em grupo, e fortalecer nossas habilidades de comunicação, desenvolvendo atitudes empáticas e humanizadas, contribuindo o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Referências ALMEIDA, Ana Laura Carvalho et al. A abordagem da importância da higiene pessoal com crianças e adolescentes inseridos em um programa de acolhimento institucional em Anápolis, Goiás. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 10, p. 19342-19347, 2019. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002. BRASIL. Censo Demográfico, 2022. Disponível em: <www.ibge.gov.br>. Acesso em: 20 nov 2023. SILVA, M. Y. da; GONÇALVES, D. E.; MARTINS, Á. K. L. Tecnologias educacionais como estratégia para educação em saúde de adolescentes: revisão integrativa. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, CE, v. 5, n. 1, p. 66-82, jan./abr. 2020. 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Título do Evento
III Mostra das Atividades Curriculares de Extensão do Curso de Medicina da Unichristus 2023.2
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da 3ª Mostra das Atividades Curriculares de Extensão do Curso de Medicina - Unichristus
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JÚNIOR, Arnaldo Araújo Lima et al.. PROJETO ADOLESCENTE INFORMADO - PADI: RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE REALIZADAS EM TURMAS DO SÉTIMO E OITAVO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/Mostra_ACE2023_2/781726-PROJETO-ADOLESCENTE-INFORMADO---PADI--RELATO-DE-EXPERIENCIA-DAS-ACOES-DE-EDUCACAO-EM-SAUDE-REALIZADAS-EM-TURMAS-D. Acesso em: 06/09/2025

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