ABORDAGEM EDUCATIVA DA TUBERCULOSE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO

Publicado em 09/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0288-2

Título do Trabalho
ABORDAGEM EDUCATIVA DA TUBERCULOSE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO
Autores
  • Maria Cecilia de Paiva Macedo
  • Ana Clara Araújo de Albuquerque
  • maria eduarda moreira arruda
  • Lívia Gondim da Justa Marinho
  • Lara Castro
  • maria eduarda vieira pereira
  • Beatriz Gondim De Oliveira Teixeira
Modalidade
II - Projetos
Área temática
ACE S3 - Educação em Saúde - Prevenção das doenças hematológicas, endócrinológicas, respiratórias e digestórias
Data de Publicação
09/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://even3.unichristus.edu.br/anais/mostra_ace2023_2/782033-abordagem-educativa-da-tuberculose-na-atencao-primaria-a-saude-atraves-da-gamificacao
ISBN
978-65-272-0288-2
Palavras-Chave
PALAVRAS CHAVES: Educação em saúde, Tuberculose, Gamificação.
Resumo
INTRODUÇÃO O Brasil está dentro de um grupo de 22 países priorizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os quais juntos concentram 80% da carga mundial de Tuberculose (TB) e por isso uma intervenção multifatorial se faz necessária para que o controle da tuberculose seja realizado eficazmente. Desse modo, a Tuberculose (TB) permanece como um desafio de saúde pública global, exigindo estratégias inovadoras para a educação e conscientização. Reconhecendo a importância dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no enfrentamento dessa doença, foi implementada uma atividade de educação em saúde, utilizando a gamificação como abordagem central. A gamificação oferece uma maneira envolvente e interativa de transmitir conhecimentos, promovendo a retenção de informações e o engajamento dos participantes. Sendo assim, foi realizado um uma atividade de educação em saúde pelos alunos do ACE do 3º semestre de medicina da Unichristus na UAPS Dom Aloísio Lorscheider, sobre o tema tuberculose, utilizando gamificação como estratégia educativa. OBJETIVOS - Promover atividades de educação em saúde, tendo como público-alvo os ACSs e comunidade, de forma lúdica, por meio da gamificação, com o objetivo de esclarecer dúvidas e reduzir estigmas sobre a doença; - Relatar a experiência de extensionistas ao desenvolverem ações de atenção à saúde, contribuindo de forma integrada com a comunidade e ACS. METOLOGIA O tema foi abordado através de 3 dinâmicas, direcionadas para os ACSs. A atividade realizada contou com apoio da equipe multidisciplinar (médico, dentista, nutricionista, psicólogo e enfermeiro). A primeira foi o “Bingo sobre a transmissão da tuberculose”, na qual foi esclarecido sobre a transmissibilidade da doença; a segunda dinâmica foi “Quiz sobre o diagnóstico da TB”, através do qual foram feitas perguntas acerca do tema e esclarecidas as dúvidas. A terceira dinâmica foi “Mitos e verdades", cujo objetivo era abordar perguntas gerais com o uso de placas contendo verdadeiro ou falso. Para avaliação dos participantes, foi utilizado um formulário pré e pós teste. O material utilizado foi panfleto, questionário disponível através de um QR code, placas de verdadeiro ou falso e cartelas com palavras relacionadas a Tuberculose para o desenvolvimento do bingo. Durante a aplicação da atividade os ACS foram incentivados a aplicar seus conhecimentos e realizar uma discussão acerca do tema. Portanto, após cada etapa da ação foi realizada uma breve discussão com a finalidade de esclarecer as dúvidas e promover reflexões sobre o tema. Ao final do jogo, foram distribuídos brindes como forma de incentivar a participação dos envolvidos na gamificação. RESULTADOS A atividade teve impacto positivo na promoção de educação em saúde, contando com a participação ativa dos ACSs e pacientes, os quais responderam às perguntas e interagiram com a equipe multidisciplinar de saúde. Foi aplicado no início e após a dinâmica um formulário de pré e pós teste no qual foram avaliados os conhecimentos prévios e os conhecimentos adquiridos após as dinâmicas realizadas. Os resultados obtidos revelam que a realização da atividade exerceu um impacto notavelmente positivo na promoção da educação em saúde. Destaca-se a participação ativa tanto dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) quanto dos pacientes, que não apenas responderam às perguntas apresentadas, mas também interagiram de maneira significativa com a equipe multidisciplinar de saúde envolvida. A aplicação de um formulário de pré e pós-teste, conduzido no início e após a conclusão das dinâmicas, revelou insights valiosos. Esse instrumento permitiu a avaliação dos conhecimentos prévios dos participantes, bem como a mensuração dos conhecimentos adquiridos ao longo das atividades educacionais. É digno de nota o engajamento e a receptividade demonstrados pelos ACSs e pacientes, evidenciando a eficácia da abordagem adotada. A interação direta entre os participantes e a equipe de profissionais de saúde proporcionou um ambiente propício para a troca de informações e a construção de entendimento mútuo. Esses resultados fortalecem a importância de estratégias educativas que envolvam ativamente os membros da comunidade e profissionais de saúde, destacando o potencial transformador dessas iniciativas na promoção de uma conscientização mais ampla sobre temas relacionados à saúde. O uso do formulário de avaliação pré e pós-teste se revelou uma ferramenta valiosa para mensurar o impacto educacional, fornecendo dados concretos sobre a eficácia da atividade realizada. CONCLUSÃO A incorporação da gamificação como estratégia de conscientização sobre a tuberculose revelou-se altamente eficaz, com resultados que transcenderam as expectativas. A abordagem lúdica não apenas aumentou o conhecimento sobre a doença, mas também influenciou positivamente atitudes e comportamentos em relação à prevenção e ao tratamento. Esses resultados destacam o potencial da gamificação como uma ferramenta valiosa na promoção da saúde e na disseminação de informações essenciais, especialmente em contextos educacionais relacionados a doenças infecciosas. Esperando-se que a atividade possa melhorar a busca ativa de casos sintomáticos respiratórios na comunidade e reduzir o número de pacientes que abandonam o tratamento. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil. 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_recomendacoes_controle_tuberculose_brasil.pdf. Acesso em: 14 nov. 2023. CORTEZ, Andreza, Melo AC, Neves LO, Resende KA, Camargos P, Tuberculose no Brasil: um país, múltiplas realidades, Jornal Brasileiro de Epidemiologia, v. 47, n. 2, p. 1-11, jul. 2020. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil. 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_recomendacoes_controle_tuberculose_brasil.pdf. Acesso em: 14 nov. 2023. SASAKI, N. S. G. M. S.; SANTOS, M. L. S. G.; VENDRAMINI, S. H.; NETTO, A. R.; VILLA, T. C. S.; NETO, F. C. Atrasos na suspeita e no diagno´stico de tuberculose e fatores relacionados. Revista Brasileira de Epidemiologia, v 18, n 4, p 809-823, jun. 2015.
Título do Evento
III Mostra das Atividades Curriculares de Extensão do Curso de Medicina da Unichristus 2023.2
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da 3ª Mostra das Atividades Curriculares de Extensão do Curso de Medicina - Unichristus
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MACEDO, Maria Cecilia de Paiva et al.. ABORDAGEM EDUCATIVA DA TUBERCULOSE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/Mostra_ACE2023_2/782033-ABORDAGEM-EDUCATIVA-DA-TUBERCULOSE-NA-ATENCAO-PRIMARIA-A-SAUDE-ATRAVES-DA-GAMIFICACAO. Acesso em: 23/05/2025

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