ABORDAGEM EDUCATIVA SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE

Publicado em 09/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0288-2

Título do Trabalho
ABORDAGEM EDUCATIVA SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE
Autores
  • Maria Emanuele Pinto Scipião
  • Marilia Mendes de Saboya
  • Marina Assunção Loiola
  • Analiz Naberezny Mourão Pereira
  • Fernanda Oliveira Falcão
  • Luiza Nunes Pamplona
  • Marcella Arruda Sancho
  • Letícia Lima Gurgel Do Amaral
  • Claudio Jose Leal Jereissati Filho
  • Carlos Helano cosmo da Silva
Modalidade
II - Projetos
Área temática
ACE S4 - Educação em Saúde - Prevenção das doenças cardiovasculares, neurológicas, genitourinárias, reumatológicas e infectocontagiosas
Data de Publicação
09/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://even3.unichristus.edu.br/anais/mostra_ace2023_2/782083-abordagem-educativa-sobre-violencia-sexual-em-uma-escola-do-municipio-de-fortaleza-ce
ISBN
978-65-272-0288-2
Palavras-Chave
Educação em Saúde, Violência sexual, Delitos Sexuais, Adolescente, Dinâmica de Grupo
Resumo
INTRODUÇÃO A violência sexual é uma ocorrência universal, em que não há limitação de sexo, idade, etnia ou classe social. Existem várias consequências severas e devastadoras para as vítimas, tanto físicas quanto mentais, em curto e em longo prazo. Entre as consequências físicas imediatas estão a gravidez e as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Em longo prazo, tem possibilidade de manifestações psiquiátricas, como depressão, ansiedade, pânico, abuso e dependência de substâncias psicoativas, tentativa de suicídio, entre outras. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a violência sexual é um problema de saúde pública de escala global. É necessário orientar a população em geral, sobretudo no ambiente escolar, no qual há jovens com pouco conhecimento sobre o assunto, oferecendo informações sobre como procurar assistência médica e jurídica. Contudo, por ainda ser um tema considerado restrito pela sociedade em geral, persiste uma falta de informação da população sobre a abordagem correta diante dessas situações vulneráveis ou de como ajudar uma pessoa que tenha passado por esse cenário. OBJETIVO - Promover ação de educação em saúde sobre violência sexual em uma instituição pública de ensino, através de uma gameficação. - Informar os alunos sobre os mecanismos presentes de apoio à vítima, a existência das profilaxias pós exposição a possíveis ISTs e como procurar ajuda jurídica METODOLOGIA Em um primeiro momento, foi realizada uma reunião com os membros da equipe para definir a temática e a dinâmica a ser executada. Após isso, foi definida então a dinâmica chamada de “Balão no pé” que consistia em um jogo de perguntas e respostas relacionadas ao tema violência sexual, com direito a prêmios em forma de bombons de chocolates para os participantes que acertassem as perguntas. O material utilizado foi bexigas, papeis, barbantes, caneta e chocolates. A execução da dinâmica se deu da seguinte maneira: com o uso de balo~es amarrados no tornozelo, os jogadores foram divididos em dois grupos que deveriam estourar os balo~es mediante um sorteio baseado na numeração dos mesmos. O grupo que tivesse o balão sorteado teria que responder a pergunta que estava dentro do balão, porém, se não soubessem responder, poderia passar para o outro grupo. Caso o grupo respondesse corretamente, a premiação seria um chocolate. Além disso, após a resposta de cada pergunta, houve uma apresentação dos acadêmicos sobre o assunto abordado e em seguida explicado conceitos e como proceder frente à uma situação de violência sexual. A atividade contou com a participação de alguns profissionais da saúde, como psicólogo e nutricionista, e aconteceu no período de aula cedido pelo professor anteriormente. Durante a aplicação da dinâmica, os alunos foram estimulados a externar seus conhecimentos conforme os temas abordados nas perguntas, sendo elas o conceito de violência sexual, a obrigatoriedade de notificação e quais as instâncias responsáveis em casos suspeitos, o direito a uma equipe multidisciplinar, incluindo uma consulta médica, mesmo sem o boletim de ocorrência, os passos a serem seguidos após o incidente e os serviços de apoio disponíveis. A partir disso, as perguntas foram respondidas e aprofundadas pelos estudantes de medicina para maior esclarecimento aos alunos da escola.  RESULTADOS A dinâmica "Balão no pé" revelou-se uma estratégia eficaz e envolvente para abordar o delicado tema da violência sexual. Ao combinar elementos lúdicos, como balões e prêmios, com a seriedade do assunto em questão, foi possível criar um ambiente propício para discussão e reflexão. Durante a atividade, os alunos da escola se mostraram participativos e interessados sobre o assunto, outrossim, conseguiram sanar suas dúvidas sobre os locais de apoio existentes e de como proceder, visto que, não tinham conhecimento sobre como dar seguimento diante dessa situação. A participação ativa dos alunos da escolar fortaleceu o aprendizado prático e proporcionou uma oportunidade valiosa para expressarem seus conhecimentos e sentimentos sobre a questão. Ademais, observou-se que, apesar da prevalência, existe um desnivelamento de como agir diante dessas situações de violência sexual. Além disso, a prática mostrou-se de suma importância para a formação dos alunos de medicina sob uma visão mais próxima de uma problemática que é presente, principalmente, nos cenários de vulnerabilidade. CONCLUSÃO A dinâmica "Balão no pé" revelou-se ser uma estratégia eficaz e envolvente para abordar o delicado tema da violência sexual, ao combinar elementos lúdicos, como balões e prêmios divertidos, com a seriedade do assunto em questão, foi possível criar um ambiente propício para discussão e reflexão coletiva. A participação ativa dos alunos, ao estourar os balões e responder às perguntas, não apenas fortaleceu o aprendizado prático, mas também proporcionou uma oportunidade valiosa para expressarem seus conhecimentos e sentimentos sobre a questão. Dessa forma, a experiência demonstrou que abordagens inovadoras e participativas, como a dinâmica realizada, podem ser efetivas na educação em saúde, principalmente em se tratando de temas sensíveis e delicados, incentivando a reflexão, o diálogo e a promoção de valores que contribuam para a construção de uma sociedade mais consciente e atuante diante dos desafios relacionados à violência sexual.
Título do Evento
III Mostra das Atividades Curriculares de Extensão do Curso de Medicina da Unichristus 2023.2
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da 3ª Mostra das Atividades Curriculares de Extensão do Curso de Medicina - Unichristus
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SCIPIÃO, Maria Emanuele Pinto et al.. ABORDAGEM EDUCATIVA SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/Mostra_ACE2023_2/782083-ABORDAGEM-EDUCATIVA-SOBRE-VIOLENCIA-SEXUAL-EM-UMA-ESCOLA-DO-MUNICIPIO-DE-FORTALEZA-CE. Acesso em: 04/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes