ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: UMA PROPOSTA PARA USO EM AULAS DE REVISÃO

Publicado em 14/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0145-8

Título do Trabalho
ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: UMA PROPOSTA PARA USO EM AULAS DE REVISÃO
Autores
  • JULIANA SALDANHA MARTINS
  • Akenaton Onassis Cardoso
Modalidade
Resumo
Área temática
Programa de Iniciação à Docência
Data de Publicação
14/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://even3.unichristus.edu.br/anais/nutriunichristus2023/721452-estrategia-didatica-no-ensino-de-quimica-organica--uma-proposta-para-uso-em-aulas-de-revisao
ISBN
978-65-272-0145-8
Palavras-Chave
Estratégia de ensino, Química Orgânica, Gamificação, Monitoria, Aula de Revisão, Jogo de Tabuleiro.
Resumo
O uso metodologias ativas em sala de aula tem sido uma estratégia amplamente utilizada para promover maior autonomia e envolvimento dos estudantes nas aulas, visando reduzir o desinteresse nos conteúdos da grade curricular. Dentre as metodologias ativas, a aprendizagem baseada em jogos utiliza de jogos para reforçar o conhecimento, desenvolver habilidades e testar a proficiência do aluno. O presente trabalho avalia a eficácia dessa metodologia na aprendizagem, por meio da aplicação de um jogo de tabuleiro elaborado pelos autores, em uma aula de revisão, bem como discorre sobre sua aplicação como forma de ampliar o interesse dos alunos na monitoria. O estudo foi feito por meio da aplicação do jogo supracitado, com os temas abordados em sala, seguido de formulário de ação-reação preenchido pelos alunos para avaliar a eficácia da aula. No decorrer da atividade foi perceptível o envolvimento dos alunos, principalmente porque a competição, e “vontade de vencer” foram estimulando-os a raciocinarem. Além disso, as aulas de revisão com aplicação de jogos tiveram maior assiduidade por parte dos alunos (118% a mais do que nas aulas regulares de tira-dúvidas). Ademais, as respostas ao formulário trouxeram os seguintes resultados: 81% dos alunos afirmaram que a monitoria atingiu as expectativas, 90,9% afirmou que o material utilizado foi adequado, 90,9% afirmou que a metodologia ajudou a entender melhor o conteúdo. A aprendizagem baseada em jogos adapta jogos conhecidos de forma a engajar os alunos no ambiente educacional e configura uma excelente estratégia na consolidação do aprendizado, além de ter efeito positivo no engajamento e participação dos alunos nas aulas de monitoria.
Título do Evento
NutriUnichristus2023
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro de Iniciação a Pesquisa e à Docência na NutriUnichristus
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARTINS, JULIANA SALDANHA; CARDOSO, Akenaton Onassis. ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: UMA PROPOSTA PARA USO EM AULAS DE REVISÃO.. In: Anais do encontro de iniciação a pesquisa e à docência na NutriUnichristus. Anais...Fortaleza(CE) Unichristus, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/NutriUnichristus2023/721452-ESTRATEGIA-DIDATICA-NO-ENSINO-DE-QUIMICA-ORGANICA--UMA-PROPOSTA-PARA-USO-EM-AULAS-DE-REVISAO. Acesso em: 06/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes