‘‘REFORÇAMENTO PRESSUPÕE AÇÃO’’: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA EM PSICOLOGIA EXPERIMENTAL

Publicado em 21/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0371-1

Título do Trabalho
‘‘REFORÇAMENTO PRESSUPÕE AÇÃO’’: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA EM PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Autores
  • Larissa Freitas de Morais
  • Alexia Melo Marques
  • João Aristides Tomaz de Almeida
Modalidade
Resumo
Área temática
Iniciação à Docência - Unichritus
Data de Publicação
21/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://even3.unichristus.edu.br/anais/viiispu/756629-reforcamento-pressupoe-acao--relato-de-experiencia-da-monitoria-em-psicologia-experimental
ISBN
978-65-272-0371-1
Palavras-Chave
Psicologia, Psicologia Experimental, monitoria, aprendizagem, ensino.
Resumo
A Psicologia é um modelo científico para a compreensão do fenômeno humano. Dentro das diferentes abordagens propostas, está a Análise do Comportamento fundada por BF Skinner. Tal abordagem é composta por três polos: o teórico (Behaviorismo Radical - BR); o empírico (Análise Experimental do Comportamento - AEC) e o prático (Análise Aplicada do Comportamento – AAC). O polo experimental, ao longo dos anos, tornou a Análise do Comportamento importante referência para a produção de conhecimento em Psicologia. O ensino-aprendizagem de competências experimentais já é abordado desde a própria graduação, sendo um desafio que se coloca tanto para docentes, monitores e discentes. Diante do exposto, o presente trabalho tem os seguintes objetivos: a) relatar a experiência da monitoria em Psicologia Experimental, disciplina do curso de Psicologia (Unichristus – turmas manhã e noite); b) comparar os possíveis efeitos das atividades de monitoria sobre a aprendizagem dos discentes da disciplina. Para tal, utilizamos o relato descritivo das atividades conduzidas pelas duas monitoras da disciplina ao longo de 2023.2, tais como: a) suporte em sala de aula; b) utilização de sondagens de leitura; c) revisão de conteúdo; d) plantão de tira-dúvidas; e) disponibilização de material de suporte. Ainda, foram utilizadas duas medidas comparativas: a) pontuação média das turmas da manhã e noite (2023.2) em um questionário de 10 questões ao início da disciplina (pré-teste), comparado com a pontuação média das turmas ao final da disciplina (pós-teste); b) comparação das médias dos discentes nas avaliações da disciplina, em relação aos semestres 2023.1 (sem as atividades da monitoria em questão) e 2023.2 (com as atividades da monitoria). Os resultados demonstram que o desempenho médio da turma da manhã (2023.1) foi de 5,5, em comparação à média da turma de mesmo turno (2023.2) que foi de 7,25. Demonstraram ainda que a média da turma da noite (2023.1) foi de 5,78 em comparação à média da turma de mesmo turno (2023.2) que foi de 7,97. Totalizando assim uma diferença de 1,75 pontos (turmas da manhã) e 2,19 pontos (turmas da noite). Nesse sentido, corroboram com a literatura prévia da área que ressalta a relevância da monitoria em disciplinas de graduação, especialmente em disciplinas que demandem um grau de complexidade, tal qual é o caso da Psicologia Experimental. Conclui-se que as intervenções propostas pela monitoria, sob supervisão docente, têm gerado um possível ganho de aprendizagem global na turma, acarretando em um maior engajamento destes com a disciplina. Por fim, destaca-se a oportunidade vivenciada na monitoria de contatar, de fato, uma relação bidirecional entre ensino-aprendizagem.
Título do Evento
VIII Semana da Psicologia e IV Partilhário de Saberes e Práticas
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Tecnologias, diversidades e modos de viver na atualidade: questões para a Psicologia?
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MORAIS, Larissa Freitas de; MARQUES, Alexia Melo; ALMEIDA, João Aristides Tomaz de. ‘‘REFORÇAMENTO PRESSUPÕE AÇÃO’’: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA EM PSICOLOGIA EXPERIMENTAL.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISPU/756629-REFORCAMENTO-PRESSUPOE-ACAO--RELATO-DE-EXPERIENCIA-DA-MONITORIA-EM-PSICOLOGIA-EXPERIMENTAL. Acesso em: 25/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes