A MONITORIA ACADÊMICA ENQUANTO ACESSO À ATIVIDADES DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 21/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0371-1

Título do Trabalho
A MONITORIA ACADÊMICA ENQUANTO ACESSO À ATIVIDADES DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Karen Andrade Braga
  • Nicole Lemos Queiroz
  • Antônio Dário Lopes Júnior
Modalidade
Resumo
Área temática
Iniciação à Docência - Unichritus
Data de Publicação
21/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://even3.unichristus.edu.br/anais/viiispu/760444-a-monitoria-academica-enquanto-acesso-a-atividades-de-ensino--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-0371-1
Palavras-Chave
Palavras chave: monitoria, teorias e sistemas psicólogos, relato de experiência
Resumo
A presente proposta tem por intuito relatar a experiência da monitoria da cadeia de Teorias e Sistemas Psicólogos, que teve seu início no segundo semestre de 2023. A atividade da monitoria se vincula às atividades da vertente de ensino, fazendo parte do tripé acadêmico: ensino-pesquisa-extensão. O monitor tem por função auxiliar os alunos com as atividades desenvolvidas na disciplina, além de sanar dúvidas que ficaram sobre conteúdo aplicado pelo professor. A metodologia utilizada é um estudo de caráter qualitativo descritivo realizada por meio do relato de experiência. Desse modo, as atividades desenvolvidas na monitoria foram: plantão tira dúvidas e a aula expositiva. No plantão, as monitoras preparam uma aula, a partir do que foi trabalhado em sala pelo professor, bem como, semanalmente, estavam disponíveis para tirar as dúvidas dos alunos. Aulas expositivas, se tem acesso ao processo do ensino, tendo em vista que as aulas transcorrem da seguinte forma: planejamento, execução e avaliação. No planejamento, juntamente com o professor, se elencam os assuntos a serem abordados naquele dia, a execução é a aula em si, após este processo ocorre a avaliação da atividade, pensando nas potencialidades e limitações da prática docente. Como resultado, sinalizamos que a atividade de monitoria pode auxiliar no processo formativo das monitoras, uma vez que as permite ter contato com a matéria da disciplina, bem como, um processo avaliativo constante, bem como, com o contato com outros estudantes. No entanto, podemos sinalizar também, uma limitação da prática, que reside na baixa adesão dos alunos ao plantão tira dúvidas.
Título do Evento
VIII Semana da Psicologia e IV Partilhário de Saberes e Práticas
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Tecnologias, diversidades e modos de viver na atualidade: questões para a Psicologia?
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BRAGA, Karen Andrade; QUEIROZ, Nicole Lemos; JÚNIOR, Antônio Dário Lopes. A MONITORIA ACADÊMICA ENQUANTO ACESSO À ATIVIDADES DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISPU/760444-A-MONITORIA-ACADEMICA-ENQUANTO-ACESSO-A-ATIVIDADES-DE-ENSINO--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 09/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes