A EFICÁCIA DE TERAPIAS MINIMAMENTE INVASIVAS COM USO DE PRF, TOXINA BOTULÍNICA E PEELING DE RETINOL PARA O TRATAMENTO DO FOTOENVELHECIMENTO.

Publicado em 21/11/2024 - ISBN: 978-65-272-0847-1

Título do Trabalho
A EFICÁCIA DE TERAPIAS MINIMAMENTE INVASIVAS COM USO DE PRF, TOXINA BOTULÍNICA E PEELING DE RETINOL PARA O TRATAMENTO DO FOTOENVELHECIMENTO.
Autores
  • Maria Cibele Abreu Gomes
  • Ilana Silva Araujo
  • Yarice aksa Silva Albuquerque
  • Ana Cristina Uchôa Araújo
  • Talita Lima Alves
  • Soraia Rodrigues de Gois
Modalidade
ACADÊMICO - RELATO DE CASO
Área temática
Harmonização Orofacial
Data de Publicação
21/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://even3.unichristus.edu.br/anais/viijou/905320-a-eficacia-de-terapias-minimamente-invasivas-com-uso-de-prf-toxina-botulinica-e-peeling-de-retinol-para-o-tratam
ISBN
978-65-272-0847-1
Palavras-Chave
fotoenvelhecimento, face, bioestimuladores e rejuvenescimento.
Resumo
O envelhecimento facial é um processo natural que ocorre ao longo do tempo e está associado a várias mudanças na pele e nos tecidos subjacentes. Ao envelhecimento da pele induzido pela radiação solar foi atribuído um termo próprio, o fotoenvelhecimento. Clinicamente, a pele torna-se mais flácida, mais espessa, hipergmentada e com a presença de rugas estáticas. Este trabalho tem o objetivo de relatar o caso de uma paciente de 53 anos com fotoenvelhecimento cutâneo, apresentando perda de contornos facial e sensação de “rosto derretido” com múltiplos ritmos nas regiões frontal e periorbital. Inicialmente, foi proposto como plano de cuidados a realização de 3 sessões de i-PRF (fibrina rica em plaquetas injetável) com intervalos de 15 dias cada, onde nas duas primeiras sessões foram injetados 7ml de PRF, e na última sessão somente 6ml associado à microagulhamento com drug delivery utilizando o próprio plasma como ativo. Em todas as sessões foram tratadas as áreas de olheiras, têmporas, lateral do rosto e nasogeniano. Após 1 semana, foi realizado a aplicação da toxina botulínica em terço superior para a suavização das rugas estáticas e tratamento preventivo das rugas dinâmicas. Também foi realizada a aplicação em terço inferior, na região do músculo depressor do ângulo da boca (Dao) e em região de “código de barras”, acima do lábio superior, e foi finalizado com peeling de ácido retinóico 10% em toda a região da face. Com isso, obteve-se resultados significativos para o rejuvenescimento fácil através das terapias minimamente invasivas como a amenização de rugas estáticas, volumização, formação de colágeno, redução da flacidez, e clareamento cutâneo da face, visualizados mediante fotografias, além da satisfação da paciente com o resultado.
Título do Evento
VII Jornada de Odontologia Unichristus
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Jornada de Odontologia Unichristus
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Maria Cibele Abreu et al.. A EFICÁCIA DE TERAPIAS MINIMAMENTE INVASIVAS COM USO DE PRF, TOXINA BOTULÍNICA E PEELING DE RETINOL PARA O TRATAMENTO DO FOTOENVELHECIMENTO... In: Anais da VII Jornada de Odontologia Unichristus. Anais...Fortaleza (CE) Centro Universitário Christus, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIJOU/905320-A-EFICACIA-DE-TERAPIAS-MINIMAMENTE-INVASIVAS-COM-USO-DE-PRF-TOXINA-BOTULINICA-E-PEELING-DE-RETINOL-PARA-O-TRATAM. Acesso em: 07/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes