A ASSOCIAÇÃO ENTRE OS ESTÁGIOS CLÍNICOS DO TRABALHO DE PARTO COM A FISIOLOGIA EM UMA AULA PRÉ-NATAL DE PREPARAÇÃO PARA O PARTO

Publicado em 02/08/2024 - ISBN: 978-65-272-0609-5

Título do Trabalho
A ASSOCIAÇÃO ENTRE OS ESTÁGIOS CLÍNICOS DO TRABALHO DE PARTO COM A FISIOLOGIA EM UMA AULA PRÉ-NATAL DE PREPARAÇÃO PARA O PARTO
Autores
  • Débora Oliveira Rodrigues Seabra
  • Maria Clara Silva de Castro
  • BRUNA CAROLINE RODRIGUES TAMBORIL
Modalidade
Resumo
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
02/08/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://even3.unichristus.edu.br/anais/xiisemana_enfermagem/835569-a-associacao-entre-os-estagios-clinicos-do-trabalho-de-parto-com-a-fisiologia-em-uma-aula-pre-natal-de-preparacao
ISBN
978-65-272-0609-5
Palavras-Chave
Trabalho de parto, gestantes, educação em saúde, fisiologia.
Resumo
Introdução: O trabalho de parto tem como protagonistas mãe e bebê, que trabalham em conjunto para o nascimento. Nesse contexto, são essenciais atividades que proporcionem a autonomia para a gestante desde o pré-natal, momento de diálogo, preparação e acolhimento. Objetivos: Descrever a abordagem didática empregada em uma aula de preparação para o parto para gestantes e acompanhantes. Métodos: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no dia 15 de abril de 2024, através de uma aula ministrada no curso de gestantes promovido por um grupo de extensão vinculado a uma Instituição de Ensino Superior Federal. Utilizou-se metodologia dialógica, guiando o assunto a partir da resposta dos participantes. Integrou-se às fases do trabalho de parto ao conhecimento de fisiologia e anatomia, objetivando o incentivo à autopercepção das gestantes e o reconhecimento da progressão do trabalho de parto a partir da observação das contrações e do comportamento da parturiente, salientando os métodos não-farmacológicos de alívio da dor mais adequados para cada momento. Aliado a isso, foram exibidos fotos reais e simulações de posições instintivas de acordo com o movimento do bebê na pelve materna, que foi previamente explicado. Ao final, falou-se sobre a elaboração do plano de parto. O encontro durou cerca de duas horas, contando com dez participantes, sendo quatro gestantes, por volta das vinte semanas de gestação. Resultados e Discussão: O encontro deu início com a indagação “Quem faz o parto?”, com a proposta de evidenciar o papel da mãe e do bebê nesse processo — ideia central para compreender a fisiologia do trabalho do parto. Então, a partir das múltiplas respostas, abordou-se sobre como a assistência ao parto mudou nos últimos anos. Ao longo do encontro, foi percebido que a maior necessidade naquele momento era explicar como perceber os sinais do próprio corpo para conquistar autonomia naquele momento. Então, ao longo das fases do trabalho de parto, explicou-se como a pelve e o bebê se moldam para o nascimento, demonstrando como diferentes posições e movimentos alteram e facilitam esse caminho. Contextualizando o cenário obstétrico de Fortaleza, surgiram dúvidas sobre como esclarecer os seus desejos para o parto, oportunizando a explanação sobre o plano de parto, quando cada participante recebeu um modelo e foi estimulado a construir o seu. As principais dúvidas que surgiram no encontro abordaram os seguintes temas: livre movimentação durante o trabalho de parto, posições para o parto, possibilidade de vocalização, disposição dos métodos não-farmacológicos de alívio da dor nas maternidades, o que o exame de toque indica, qualificação da assistência, rotura da bolsa amniótica, o que fazer se ocorrer um parto desassistido e distócia de ombro. Conclusão: É evidente a necessidade da educação pré-natal voltada para estimular a autonomia da gestante durante o trabalho de parto, colocando-a como agente ativa desse momento, propiciando uma maior consciência corporal e sobre os processos que ali ocorrem. Essa abordagem possibilita uma maior confiança da parturiente em si mesma e no profissional assistente, pois compreende o papel dele de identificar e corrigir desvios, bem como facilitar a fisiologia.
Título do Evento
XII Semana de Enfermagem da Unichristus e II Semana de Enfermagem da Faculdade Christus
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da XII Semana de Enfermagem da Unichristus e II Semana de Enfermagem da Faculdade Christus Eusébio
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SEABRA, Débora Oliveira Rodrigues; CASTRO, Maria Clara Silva de; TAMBORIL, BRUNA CAROLINE RODRIGUES. A ASSOCIAÇÃO ENTRE OS ESTÁGIOS CLÍNICOS DO TRABALHO DE PARTO COM A FISIOLOGIA EM UMA AULA PRÉ-NATAL DE PREPARAÇÃO PARA O PARTO.. In: Anais da XII Semana de Enfermagem da Unichristus e II Semana de Enfermagem da Faculdade Christus Eusébio. Anais...Fortaleza(CE) Unichristus, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xiisemana_enfermagem/835569-A-ASSOCIACAO-ENTRE-OS-ESTAGIOS-CLINICOS-DO-TRABALHO-DE-PARTO-COM-A-FISIOLOGIA-EM-UMA-AULA-PRE-NATAL-DE-PREPARACAO. Acesso em: 21/07/2025

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