A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA COMO MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 02/08/2024 - ISBN: 978-65-272-0609-5

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA COMO MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Taia Roberto Astori
  • ANA OFÉLIA PORTELA LIMA
  • LARISSA GABRIELLE DIAS VIEIRA
Modalidade
Resumo
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
02/08/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://even3.unichristus.edu.br/anais/xiisemana_enfermagem/836315-a-importancia-da-monitoria-academica-como-modalidade-de-ensino-aprendizagem--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-0609-5
Palavras-Chave
Enfermagem, Programa de Monitoria, Saúde do Adulto, Educação em Enfermagem
Resumo
INTRODUÇÃO: A monitoria acadêmica consiste em uma atividade de apoio ao ensino, onde o aluno monitor desempenha diversas tarefas, junto aos professores orientadores, para fortalecer e aprofundar o conhecimento da turma assistida. As principais atividades desenvolvidas pelos monitores são: preparar materiais didáticos, como revisões e notas de aula, solucionar dúvidas sobre as matérias abordadas em sala, realizar atividades de nivelamento, publicações de resumos científicos e o preenchimento de formulários mensais relatando as atividades realizadas. OBJETIVO: Descrever as experiências desempenhadas como monitora de uma disciplina teórico-prática e como esta atividade contribui para o ensino-aprendizagem. MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência como monitora da disciplina de Saúde do Adulto, matéria inserida no 6º semestre da grade curricular do curso de Enfermagem, no período julho de 2023 a julho de 2024. Abordou-se patologias como: insuficiência e infecções respiratórias, doença pulmonar obstrutiva crônica, asma, derrame pleural e os procedimentos realizados pelo enfermeiro no contexto da clínica médica. Estas atividades foram realizadas em conjunto aos acadêmicos de enfermagem e as professoras da disciplina. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Diversas atividades foram desenvolvidas durante a monitoria. Na teoria, a discussão de casos clínicos proporcionou um aprendizado eficaz, pois integrou a teoria com a prática e a busca de novos conhecimentos. Na prática do Processo de Enfermagem, foi evidenciado a importância da anamnese, do exame físico, da identificação do diagnóstico de enfermagem e do planejamento do cuidado. A habilidade de realização da punção para a coleta de sangue arterial e a interpretação da gasometria arterial foi a atividade de maior interesse dos alunos, pela razão deste exame ajudar a diagnosticar e monitorar doenças pulmonares, metabólicas ou renais que possam causar desequilíbrio ácido-base ou dificuldades respiratórias. As avaliações positivas dos acadêmicos e das professoras orientadoras demonstraram que a monitoria é uma atividade relevante no processo de ensino-aprendizagem. CONCLUSÃO: Conclui-se que tal atividade possibilita o aprimoramento do aluno monitor, pois fortalece habilidades como a oratória, escrita científica, pesquisa acadêmica e iniciação à docência, assim como contribui com a vida acadêmica dos alunos assistidos, pois foi estimulado o estudo e a revisão de conteúdos, contribuindo com a aquisição de novas práticas e promovendo uma melhor aprendizagem.
Título do Evento
XII Semana de Enfermagem da Unichristus e II Semana de Enfermagem da Faculdade Christus
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da XII Semana de Enfermagem da Unichristus e II Semana de Enfermagem da Faculdade Christus Eusébio
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ASTORI, Taia Roberto; LIMA, ANA OFÉLIA PORTELA; VIEIRA, LARISSA GABRIELLE DIAS. A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA COMO MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais da XII Semana de Enfermagem da Unichristus e II Semana de Enfermagem da Faculdade Christus Eusébio. Anais...Fortaleza(CE) Unichristus, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xiisemana_enfermagem/836315-A-IMPORTANCIA-DA-MONITORIA-ACADEMICA-COMO-MODALIDADE-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 24/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes